quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Poderoso Chefão - Resenha crítica do filme



"O Poderoso Chefão" é um filme norte-americano que estreou no cinema em 1972, dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro "Homônimo".
A história retratada no filme se passa em 1945 até 1955, baseada na vida da família mafiosa Corleone.
O filme começa com um homem chamado Bonasera, um dono de uma funerária diante de Vito Corleone, “O padrinho”, explicando um fato que ocorrera com sua filha: uma jovem americana criada com os costumes tipicos americanos, foi embebedada por alguns homens e logo depois eles tentaram fazer sexo com ela, porém a jovem tentou reagir a eles negando o sexo, ela leva uma surra que a deixa muito ferida fazendo com que ela seja obrigada a colocar um fio em seu maxilar para segurá-lo. Bonasera indignado com o fato pede a Vito Corleone que ele o vingue, pois Bonasera tentou denunciá-los (os bandidos) a polícia porém nada aconteceu. Vito Corleone faz um discurso falando sobre “moralidade”, ele diz que o fato de Bonasera pedir esse favor a ele, sem ao menos serem amigos ou bonasera respeitá-lo chamando Vito Corleone de Padrinho é uma "falta de respeito". Então Bonasera pede sua amizade e chama Vito Corleone de Padrinho, fazendo com que Vito Corleone ajude Bonasera com a condição de que em um futuro próximo ele peça um favor a Bonasera.
Essa situação acontece durante o casamento da filha de Vito Corleone, pois a tradição Siciliana diz que um homem não pode negar favores no dia do casamento de sua filha. Com isso nesse dia muitas pessoas pedem favores a Vito Corleone, mas ele avisa que um dia irá cobrar esse favor de volta.
Ainda no casamento, o filho caçula de Vito, Michael Corleone chegou com uma roupa militar como se tivesse acabado de chegar da 2° Guerra Mundial com sua namorada Kay Adams. Ele conta a ela uma história de seu pai, de como ele fez um famoso cantor chegar aonde chegou. Ele diz que seu pai fez o líder de uma banda sair dela com uma “proposta irrecusável”. Kay Adams fica assustada, porém Michael diz que essa história é de sua família, e não dele.
O filme passa e Vito Corleone é baleado por uma "família rival" enquanto comprava frutas. Seu filho Michael descobre a notícia pelo jornal e vai até o hospital ver seu pai. No hospital, Vito Corleone está sem segurança e Michael com ajuda de uma enfermeira e um homem, fica com ele em frente do hospital fingindo ser dois seguranças, espantando alguns atiradores e assassinos que tinham ordens de matar seu pai. Porém, depois de um tempo, um grupo de policiais liderados por um general da polícia chega, com ordens de matar Vito Corleone. Michael leva um soco desse general, pois estava tentando defender seu pai, mas logo após alguns capangas da família Corleone chegam com ordens de proteger Vito Corleone.
O general da polícia e um dos inimigos de Vito Corleone marcam um encontro com Michael Corleone com objetivo de "estabelecer paz", porém Michael mata os dois.
Depois de Michael Corleone assassiná-los ele vai para Itália se esconder. Lá ele conheceu uma mulher e se casou com ela. Nesse meio tempo Sony Corleone (um dos filhos de Vito Corleone) assume o posto de “chefe da família”, porém ele é assassinado na estrada por alguns inimigos da família.
A mulher de Michael Corleone morre em uma armadilha no momento que Michael está para partir para sua casa devido a morte de seu irmão.
Michael volta mudado e assume o posto de chefe da família, que é passado a ele por seu pai.
Depois disso acontecem várias coisas que levam Michael Corleone ao poder "supremo", ele vira o verdadeiro Poderoso Chefão da história, uma dessas coisas e a mais importante, é que Michael Corleone mata todos os inimigos de sua família.
O filme é um clássico de alta qualidade dos anos 70, com uma história boa, com muita ação e não foge muito da realidade, pois não envolve acontecimentos fictícios como heróis entre outros, e tenta reproduzir a antiga rivalidade entre as facções (máfias).
Esse filme é recomendado para pessoas que gostam de histórias com genero drama/policial, pois é uma história que retrata a vida de uma família mafiosa com cenas "fortes".
O autor da obra Ford Coppola nasceu em 1939 dia 7 de abril em detroit (EUA), é um produtor de filmes, diretor e ator norte-americano, ele dirigiu outras obras como “O Poderoso Chefão parte 2”, “O Poderoso Chefão parte 3”, “Apocalypse Now”, “Drácula de Bram Stoker” entre outras.
A resenha foi redigída por Danilo Gião dos Santos, Guilherme Béo Arqueiro, Lucas Hoefle Onizuka e Vitor Jodar Cavalheiro.